quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Avenida Brasil



O PT não foi o que podia ser

Estamos em 2013, depois de dez anos de governo petista. O problema maior do país continua sendo a falta de políticos e governantes verdadeiramente comprometidos com a sociedade brasileira. E com destaque a  falta de oposição competente. A chamada sociedade democrática pode ser a melhor forma de organização política de um país, mas está longe de ser uma democracia plena, que inclua aspectos econômicos, sócio-culturais e políticos. As explicações podem ser longas, por exemplo começando pelo tipo de gente que foi enviado para colonização, a forma de colonização por grandes latifúndios, a distância dos polos centrais de desenvolvimento (Europa e Estados Unidos), o deficit educacional imenso, a falta de sorte de não ter produzido no acaso uma geração de brasileiros realmente ilustres, estadistas.

O petismo teve grandes contribuições para o avanço da sociedade, como a inclusão social, ter colocado o povo na história do país. Mas por outro lado não conseguiu produzir o desenvolvimento (crescimento com distribuição), e pior, não contribuiu para melhorar a prática política. Ao contrário, massificou a lei de Gerson do jeitinho e do levar a melhor em todos os negócios. Favoreceu e legitimou a corrupção. Permitiu a desnacionalização da economia.

A pior parte é que monopolizou a manipulação da pobreza e a usa como instrumento de poder. Nas eleições aplica o vale tudo, não apresenta um plano de ação mas apenas insiste em dizer o que seus adversários supostamente fariam "contra o povo". Ou seja, não diz o que vai fazer, mas o que seus adversários farão de mal.

O problema é que não se tem uma oposição digna do nome, mais parecem acadêmicos ou ex-seminaristas (com todo respeito se os tomamos em seus contextos, não na política).

Então, o que esperar dos tempos atuais. Se é católico, reza; se é cético roa as unhas ; .....(to be continued....)

Nenhum comentário: